A maioria das pessoas não consegue imaginar uma Ceia de Natal sem o tradicional bacalhau ou peru. A cada ano que passa, sempre que a época natalícia se aproxima grande parte dos vegetarianos e veganos começa a entrar em pânico, no entanto, um natal vegetariano não precisa ser uma dor de cabeça. Aqui fica uma sugestão rápida e fácil para uma ceia de Natal Vegetariana.sábado, 8 de dezembro de 2007
Ceia de Natal Vegetariana
A maioria das pessoas não consegue imaginar uma Ceia de Natal sem o tradicional bacalhau ou peru. A cada ano que passa, sempre que a época natalícia se aproxima grande parte dos vegetarianos e veganos começa a entrar em pânico, no entanto, um natal vegetariano não precisa ser uma dor de cabeça. Aqui fica uma sugestão rápida e fácil para uma ceia de Natal Vegetariana.quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Porque as iniciativas de educação alimentar nunca são demais...
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Got milk?


sábado, 1 de dezembro de 2007
Dia Mundial da Luta Contra a Sida
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Doença Celíaca
Este símbolo diz-lhe alguma coisa? Provavelmente não, mas para muitos portugueses irá facilitar muito a vida. Este símbolo está presente nas embalagens de vários produtos e informa que este não contém glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia à qual muita gente é intolerante. Esta intolerância denominada de doença celíaca tem como sintomas clássicos a diarreia, perda de peso ou falta de crescimento nas crianças e fadiga. Até agora o único tratamento para esta doença é uma dieta sem glúten para toda a vida.Para aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre este assunto visite a Associação Portuguesa de Celíacos.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Desenhos animados como veículos de informação
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
A brincar se aprende mais um pouco sobre alimentação saudável

domingo, 25 de novembro de 2007
No contexto da Educação Alimentar...
Ajude o Inspector Snarfengood, um famoso detective da nutrição a resolver os seus casos. Cada vítima carece de um importante nutriente. Será que consegues ajudá-lo? Nutrition Cafésábado, 24 de novembro de 2007
Educação Alimentar pela Jardinagem
No âmbito da educação alimentar gostaríamos de chamar a atenção para o artigo Garden-Based Nutrition Education Affects Fruit and Vegetable Consumption in Sixth-Grade Adolescents.segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Dar a conhecer, fazer gostar, fazer agir...


Publicidade de conveniência...
O vídeo acima é uma iniciativa louvável, visto serem cada vez maiores a pressões a que a população está sujeita, sendo o sucesso e a felicidade maioritariamente associados à magreza e à beleza, nunca à capacidade intelectual ou dedicação profissional. Porém, a fonte pela qual foi lançado torna-o completamente desadequado, pois a Dove está a publicitar-se à custa das pressões a que a sociedade está sujeita. É óbvio que a multinacional tem que adoptar diferentes estratégias publicitárias consoante o produto que está a vender, mas este facto não justifica a falta de coerência, visto que também produz produtos alimentares para emagrecimento, chocolates, entre outros. Esta é uma atitude hipócrita que utiliza uma vulnerabilidade da sociedade para vender os seus produtos que têm como finalidade, por mais irónico que pareça, melhorar o aspecto físico de quem os utiliza. Foi também criado outro vídeo com o mesmo intuito que o acima colocado, só que com outro público-alvo.
A propósito de logótipos...
Em termos publicitários, esta empresa tem um portfólio invejável e têm um talento estrondoso para se adaptarem à cultura onde estão, facto ao qual se deve muito do seu sucesso.
O logótipo é simples, tem cores contrastantes e um desenho apelativo. É também conhecida a personagem criada por eles – Ronald McDonald – para agradar e apelar à atenção das crianças, semelhante a um palhaço de trajes em amarelo e vermelho, a condizer com o logótipo da empresa.
A McDonalds existe desde a década de 70 e os constituintes base do logótipo em nada mudaram, a letra M permanece em amarelo e existe sempre algo a vermelho, ou o fundo ou uma faixa.
Mais recentemente, o logótipo “perdeu” o fundo vermelho e associou-se-lhe um slogan, “I’m lovin’ it”.
De qualquer forma, este logótipo é altamente eficaz, porque onde quer que este esteja é logo associado à empresa, sendo uma forma muito eficaz de publicidade.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Crianças em alto risco de doença cardiovascular

À obesidade e excesso de peso presente em 30% das crianças portuguesas, acrescenta-se agora um problema mais amplo: Síndrome Metabólica. Uma em cada dez crianças dos 7 aos 9 anos já sofre desta patologia que eleva muito o risco de doença cardiovascular. Conclui-se que os maus hábitos alimentares e o sedentarismo não afectam apenas os adultos.
Fonte: Diário de Notícias
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Perturbações do Comportamento Alimentar
O vídeo seguinte é uma publicidade institucional que tinha como objectivo mostrar ao público a distorção da imagem corporal e o sofrimento inerente às Perturbações do Comportamento Alimentar.
Como se posiciona o nutricionista que comunica sobre ciência?
terça-feira, 16 de outubro de 2007
O nosso consumo pode ser, hoje em dia, melhor analisado à luz da corrente estruturalista ou funcionalista?
Por sua vez, a corrente funcionalista defende que qualquer escolha alimentar é feita para usufruir dos benefícios nutricionais associados ao alimento. O spot publicitário "Mimosa Cálcio" elucida-nos apenas para o efeito benéfico do produto para a saúde.
Actualmente, também nos "entram em casa" publicidades onde é possível identificar as duas vertentes - corrente mista - com o fim de atingir um espectro mais amplo da população.No anúncio que se segue, a corrente funcionalista está presente na referência ao benefício nutricional do leite em questão e a corrente estruturalista reflecte-se na associação de uma figura pública de sucesso, com idade semelhante à da população-alvo.
In Extremis
Dados revelam que, pelo menos, 854 milhões de pessoas em todo o mundo não têm o que comer.A subnutrição também já chegou às zonas urbanas do primeiro mundo.

Porém, as mesmas sociedades desenvolvidas enfrentam cada vez mais o problema do excesso de consumo de comida e da obesidade.
Neste dia comemorativo de algo tão importante como a Alimentação, é impossível esquecer a discrepância cada vez maior na distribuição de alimentos pela população mundial, visto que uns morrem por escassez e outros por excesso!
