segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A propósito de logótipos...

Por onde quer que se passe e exista uma imagem com a letra M a amarelo e arredondada num fundo vermelho, este local é imediatamente associado a um restaurante da cadeia internacional de fast-food McDonalds.



Em termos publicitários, esta empresa tem um portfólio invejável e têm um talento estrondoso para se adaptarem à cultura onde estão, facto ao qual se deve muito do seu sucesso.
O logótipo é simples, tem cores contrastantes e um desenho apelativo. É também conhecida a personagem criada por eles – Ronald McDonald – para agradar e apelar à atenção das crianças, semelhante a um palhaço de trajes em amarelo e vermelho, a condizer com o logótipo da empresa.


A McDonalds existe desde a década de 70 e os constituintes base do logótipo em nada mudaram, a letra M permanece em amarelo e existe sempre algo a vermelho, ou o fundo ou uma faixa.


Mais recentemente, o logótipo “perdeu” o fundo vermelho e associou-se-lhe um slogan, “I’m lovin’ it”.



De qualquer forma, este logótipo é altamente eficaz, porque onde quer que este esteja é logo associado à empresa, sendo uma forma muito eficaz de publicidade.

Sem comentários: