terça-feira, 16 de outubro de 2007

O nosso consumo pode ser, hoje em dia, melhor analisado à luz da corrente estruturalista ou funcionalista?

A corrente estruturalista justifica as opções alimentares dos indíviduos por razões sociais e influências culturais, ou seja, os indivíduos optam por determinados alimentos porque estes conferem-lhe uma consequente aceitação social. Como é possível depreender da publicidade abaixo exibida, a ingestão daquela bebida alcoólica fornece masculinidade e efeito positivo sobre as mulheres.




Por sua vez, a corrente funcionalista defende que qualquer escolha alimentar é feita para usufruir dos benefícios nutricionais associados ao alimento. O spot publicitário "Mimosa Cálcio" elucida-nos apenas para o efeito benéfico do produto para a saúde.




Actualmente, também nos "entram em casa" publicidades onde é possível identificar as duas vertentes - corrente mista - com o fim de atingir um espectro mais amplo da população.No anúncio que se segue, a corrente funcionalista está presente na referência ao benefício nutricional do leite em questão e a corrente estruturalista reflecte-se na associação de uma figura pública de sucesso, com idade semelhante à da população-alvo.

Sem comentários: