
Para aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre este assunto visite a Associação Portuguesa de Celíacos.
O vídeo acima é uma iniciativa louvável, visto serem cada vez maiores a pressões a que a população está sujeita, sendo o sucesso e a felicidade maioritariamente associados à magreza e à beleza, nunca à capacidade intelectual ou dedicação profissional. Porém, a fonte pela qual foi lançado torna-o completamente desadequado, pois a Dove está a publicitar-se à custa das pressões a que a sociedade está sujeita. É óbvio que a multinacional tem que adoptar diferentes estratégias publicitárias consoante o produto que está a vender, mas este facto não justifica a falta de coerência, visto que também produz produtos alimentares para emagrecimento, chocolates, entre outros. Esta é uma atitude hipócrita que utiliza uma vulnerabilidade da sociedade para vender os seus produtos que têm como finalidade, por mais irónico que pareça, melhorar o aspecto físico de quem os utiliza. Foi também criado outro vídeo com o mesmo intuito que o acima colocado, só que com outro público-alvo.
Em termos publicitários, esta empresa tem um portfólio invejável e têm um talento estrondoso para se adaptarem à cultura onde estão, facto ao qual se deve muito do seu sucesso.
O logótipo é simples, tem cores contrastantes e um desenho apelativo. É também conhecida a personagem criada por eles – Ronald McDonald – para agradar e apelar à atenção das crianças, semelhante a um palhaço de trajes em amarelo e vermelho, a condizer com o logótipo da empresa.
A McDonalds existe desde a década de 70 e os constituintes base do logótipo em nada mudaram, a letra M permanece em amarelo e existe sempre algo a vermelho, ou o fundo ou uma faixa.
Mais recentemente, o logótipo “perdeu” o fundo vermelho e associou-se-lhe um slogan, “I’m lovin’ it”.
De qualquer forma, este logótipo é altamente eficaz, porque onde quer que este esteja é logo associado à empresa, sendo uma forma muito eficaz de publicidade.
"Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens" - Emílio Peres
"Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens" - Emílio Peres